Mulheres da Garoa na Ilha da Magia: Integração, coletividade e parceria!
O feriado do dia 15 de novembro e a semana da Consciência Negra marcaram o ponta pé inicial do nosso projeto "Mulheres da Garoa na Ilha da Magia", com a realização de um encontro incrível de mulheres capoeiristas de diversas partes da capital e do Estado de São Paulo, em Santos, organizado pela Professora Dani Cavalcante, junto com o Mestrando Azedo, professores e alunos de seu Grupo Aidê Capoeira.
Foi a primeira atividade de integração, que reuniu alunas, professoras e contra mestras de diferentes grupos para um objetivo em comum: construir um coletivo que busque unificar a capoeira, fortalecer o espaço da mulher, trocar aprendizado, fazer amizades, aprofundar relações, e alcançar sonhos.
No Encontro, pudemos viver de tudo um pouco. Movimentações individuias, treino em dupla, com a "ajuda do amigo", roda boa, músicas de arrepiar com a Cláudia Anhuma e sua voz incrível, e música também de autoria da professora Dani, que fez todo mundo cantar.
Ô leva eu... leva!
Pra Capoeira que hoje eu quero vadiar!
Tem muita gente fazendo diferente
E outra gente que só tá fazendo em vão
Na Capoeira a história é referência,
E quem não tem bão completou a missão!
Ô leva eu... leva!
Pra Capoeira que hoje eu quero vadiar!
O Encontro foi a primeira de uma série de atividades que o Coletivo Mulheres da Garoa está realizando para o Projeto. Idealizado pelo Mestre Cacá, da Escola Cultural Zungu Capoeira, com o apoio da sua aluna Pollyana Félix e demais membros, o objetivo é levar um grupo de mulheres capoeiristas de São Paulo para representar esse coletivo em um Encontro Internacional de Capoeira na Indonésia. O projeto inclui a divulgação das ações, visando sempre a integração, participação e o crescimento coletivo e individual de cada participante; um processo seletivo, que selecionará as representantes do grupo; e os movimentos de captação de recursos para viabilizar os custos das passagens das participantes.
Para a professora Dani, "esse primeiro encontro representou uma grande oportunidade para todas desde o início das ações em prol do Projeto. Uma aula com o objetivo de fortalecer a mulher, para que ela ocupe o lugar que é seu e que já existe dentro da Capoeira, com participação e desenvolvimento individual, experiência e aumento de capacitação de todas".
"O coletivo transforma sonho em realidade e novos horizontes! Acredito na seriedade do Projeto sem demagogia e os interesses são de todos! A oportunidade está sendo cedida pela Escola Zungu Capoeira do Mestre Cacá, e cada uma é que saberá como usufruir desse momento! Desde a aluna às formadas, uma experiência única em fazer o que se ama, Capoeira e suas diretrizes em outro país, outra língua, outra Cultura, outro clima. Isso sim é empoderamento! Que todas desenvolvam seu melhor papel e sejam muito bem representadas!", disse Dani.
Professora Dani e o trabalho com idosos
O Encontro foi realizado no Espaço do idoso, local construído pela Prefeitura de Santos, para oferecer serviços de Lazer, Cultura, Esporte e Diversão ao público a partir de 50 anos.
É onde a professora Dani desenvolve seu trabalho de Capoeira com idosos na região. "A Capoeira para os idosos é voltada principalmente para melhorar a qualidade de vida, para que possam continuar ativos em suas atividades diárias. Muitos, quando jovens, praticavam algum tipo de atividade e outros conheceram a Capoeira como primeira atividade física na vida. Melhora a coordenação motora, o cognitivo, equilíbrio, lateralidade e todos os benefícios que a Capoeira proporciona independente da idade. Meu trabalho com eles não se reduz as atividades lúdicas por serem idosos. Eles aprendem e desenvolvem movimentos de Capoeira, cantam, fazem maculelê, samba e sentem o axé como todo bom capoeirista sente! Meu maior orgulho e aprendizado de vida é poder dar aula para eles! Meu aluno mais velho está com 78 anos e não falta em nenhuma aula", conta Dani.
Campanha de arrecadação Mulheres da Garoa
Como parte da campanha do Projeto Mulheres da Garoa na Ilha da Magia, além das atividades programadas (abertas a todos, homens e mulheres, jovens, adultos e crianças), que contam com a colaboração consciente dos participantes, o coletivo está trabalhando também com Rifas e produtos personalizados, como camisetas e canecas, entre outros ainda em produção, para ajudar na campanha de arrecadação de recursos.
Todos podem ajudar! Mestres, professores, alunos, amigos, familiares, empresas públicas e privadas, associações. Todos que queiram ajudar na construção desse coletivo será bem recebido, terá as suas contrapartidas e poderá ter à satisfação de participar desse movimento que está só começando.
PRÓXIMAS AÇÕES
Podem ir se programando! As próximas ações já têm data e local para acontecer:
03 de dezembro das 14h às 18h
- Aula de maquiagem e Oficina de turbantes com a Pollyana Félix
- Oficina de Roda de Jongo com o Grupo N`Zungu
Local: Rua Coronel Diogo, 837 - Aclimação
* Nesta atividade também realizaremos campanha de doação à família Capoeira Guaraúna para reconstrução do espaço de treinos, destruído por uma tempestade. Todos podem colaborar no dia!
14 de dezembro das 20h às 22h
- Treino e Roda com a Contra Mestra Vermelha - Grupo Ideal Capoeira
Local: Sociedade Amigos do Jardim São Nicolau: Rua Georg Riemann, 88 - Jd São Nicolau
* Para todas as duas atividades, contribuição consciente para o projeto!
Texto: Júlia Cruz
Fotos: Vanda Sartori
Nenhum comentário:
Postar um comentário